Como utilizar a iluminação certa em meu container



07/06/2018

Como utilizar a iluminação certa em meu container



Uma boa iluminação é capaz de mudar um ambiente por completo, criando diversos cenários, além de valorizar o aconchego e a praticidade. Saber utilizar a iluminação adequada para seu projeto em container é essencial para proporcionar conforto e bem-estar a todos.

Por isso, hoje vamos apresentar dicas para você conseguir utilizar a iluminação certa em seu container.

Afinal, a iluminação artificial é muito importante para destacar seu ambiente. Aqui, você vai conhecer os tipos de lâmpadas e suas funcionalidades, além de mostrar os benefícios que podem trazer para seu espaço em container.

Mas antes de conhecer os tipos de lâmpadas e benefícios que pode trazer em seu projeto em container, é preciso observar alguns fatores na hora da escolha da iluminação que poderão influenciar em seu container, como arquitetura e layout, as influências externas, as atividades que serão desenvolvidas ali e as necessidades dos usuários.

Evite o ofuscamento

O ofuscamento é algo muito desagradável, pois é quando acontece quando da luz bate em alguma superfície e reflete diretamente nos seus olhos, incomodando e interferindo na visão.

Para evitar esse tipo de problema, é preciso tomar cuidado com os pontos de luz intensa perto de materiais reflexivos, como os espelhos, utilizados no acabamento ou detalhes decorativos.

Ambiente harmônico

Para conseguir um ambiente harmonioso é necessário utilizar uma combinação de tipos diferentes de iluminação. A dica é manter a luz geral centralizada, para iluminar o cômodo de maneira uniforme, assim ajuda refletir a luminosidade, mantendo o teto e as paredes claras.

Inclua pontos de luz indireta com abajures dispostos sobre as mesas, você ainda pode acrescentar luminárias articuladas. Na hora de escolher as luminárias, leve em conta a dimensão do cômodo antes de adquirir o lustre e escolha uma que seja proporcional ao espaço onde ela será instalada.

Conheça os tipos de Lâmpadas

Incandescente

A lâmpada produz muito calor, aquecendo, inclusive, o ambiente em que se encontra. Pode ser usadas em plafons, arandelas, abajures e luminárias de pé. Sua grande vantagem é o baixo custo e por oferecer efeito aconchegante ao local.

Halógenas

Muito utilizadas para criar ambientes diferentes que exigem pontos de iluminação mais intensos, por oferecer maior eficiência de luz e maior vida útil.  Esse tipo de lâmpada proporciona uma luz focada e direcionada, permitindo dessa forma que um objeto ou um espaço específico seja valorizado.

Fluorescentes

Com alta eficiência e baixo consumo, mas possuem um preço mais elevado se comparadas às lâmpadas incandescentes. Esse tipo de lâmpada ajuda a evitar o calor, contribuindo para a economia de energia.

Descarga

Alta eficiência, longa durabilidade, economia de energia e a aparência de cor branca azulada são as características da lâmpada descarga. Econômicas, possuem dimensões compactas e produzem uma luz extremamente brilhante. Indicada para lugares onde objetos são expostos.

LED

Versátil, duradora e econômica, proporciona uma economia de até 80% quando comparada às soluções tradicionais de iluminação, produz pouco calor. Sustentável, com um ótimo custo benefício, não contém substâncias perigosas em sua composição.

Conheça os tipos de Luminárias

Embutida


Essa luminária fica embutida no teto ou forro, evitando interferência no todo da decoração.  Muito usadas em todos os ambientes, com o objetivo de desenvolver foco, no chão, ou em um móvel específico.
  
 Arandelas


As arandelas são luminárias presas à parede, utilizadas para determinar certo espaço. Normalmente usadas em locais com circulação, com uma claridade leve na lateral, podendo iluminar quadros, peças de decoração, ou também podem ser usadas como abajur, por possuir uma boa função balizadora, demarcando esses espaços de circulação.

Plafon



Econômicas, são luminárias de sobrepor, em que a peça fica completamente exposta, muito usadas em áreas maiores, por serem peças normalmente externas que clareiam o ambiente com mais facilidade.


Pendente


Esse formato de luminária fica pendurada no teto ou forro e oferece iluminação mais direcionada. A dica é deixar a peça mais próxima do objeto o qual pretende iluminar.

Lustre



O lustre é um tipo de pendente, porém, com um apelo decorativo ainda maior. Para escolher o tamanho ideal do lustre é preciso observar o tamanho da superfície que ficará abaixo, a mesa, por exemplo. Ele precisa garantir iluminação suficiente para toda a superfície.

Spot


As luminárias spot, assim como as embutidas, servem para dar foco em algum lugar, porém, com uma luz muito mais direcionada. “Você pode utilizar o spot para destacar um quadro, uma mesa de centro, um item de decoração.

Luminária de chão ou altas



Peças verticais, as luminárias de chão são bem versáteis. “Como é um objeto solto, ela pode ser trocada de lugar conforme a necessidade, próxima a um sofá para leitura, ou perto da entrada do ambiente, por exemplo”, diz Fernanda. Por serem maiores, essas luminárias também tem um forte apelo decorativo, com diversos modelos disponíveis no mercado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo de descontaminação de container | Saiba como é realizado

Container Almoxarifado | O que você precisa saber ao alugar essa estrutura

Aluguel de container | Como aproveitar a estrutura para um negócio temporário educacional