NR 18 Sua Obra Está de Acordo com a Regulação



Entenda a Importância da NR 18 Para a Regularidade da sua Obra

Você sabe o que é a NR 18? Na hora de iniciar qualquer tipo de obra, é importante ficar atento a uma série de detalhes que garantem que o serviço esteja sendo feito com eficácia, mas, em especial, a segurança do trabalho deve ser prioridade. 

A NR 18 é uma Norma Regulamentadora que dispõe sobre várias diretrizes e medidas de segurança do trabalho em canteiros de obras. O objetivo é garantir a implementação de um controle preventivo que proteja os trabalhadores da indústria da construção, a fim de promover um ambiente de trabalho digno, seguro e adequado. 

O texto surgiu em 1978 e, desde lá, a NR 18 já sofreu 24 alterações ao longo dos anos, sendo duas delas consideradas as mais importantes. 

Em 1995, uma das mudanças mais importantes da NR 18, foi incluído o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), um programa que prioriza a necessidade da implementação de novas ferramentas de segurança do trabalho, para prevenção de acidentes. 

Já em 2020, foi aprovada a nova NR 18, publicada pela Portaria SEPRT nº 3.733, de 10 de fevereiro.  Dentre as mudanças, ela dá mais liberdade e responsabilidades aos profissionais de Segurança e Saúde no Trabalho (SST), visando adequar a norma regulamentadora aos novos e modernos processos e avanços tecnológicos, para melhorar ainda mais a segurança do trabalho na indústria. 

A NR 18 é um documento que garante a regularização da obra e vários direitos aos funcionários. Inclusive, essa é uma das normas mais autuadas, justamente por causa de irregularidades que são comumente encontradas em canteiros de obras. 


Conheça Algumas Obrigações da NR 18

Como mencionamos, várias construtoras e organizações acabam sendo autuadas por estarem fora das diretrizes da NR 18.

Para sua empresa não sofrer com multas e penalidades, ou até mesmo paralisação total da sua obra, é importante conhecer alguns pontos importantes da NR 18 e se certificar que você está cumprindo com todos os requisitos.


Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) 

Segundo a NR 18, é obrigatório que seja implementado um Programa de Gerenciamento de Riscos nos canteiros de obras, a fim de prevenir riscos e garantir a segurança do trabalho. Isso precisa ser elaborado por um profissional habilitado em segurança do trabalho.

É preciso constar no PGR projeto da área de vivência, elétrico das instalações temporárias, dos sistemas de proteção coletiva e individual, e também a relação dos equipamentos de segurança individual (EPIs), além de várias outras medidas de segurança do trabalho essenciais. 


Áreas de vivência 

É extremamente necessário que as empresas ofereçam um ambiente de trabalho adequado aos funcionários em canteiros de obras, com condições mínimas de segurança, conforto, privacidade e higiene.

Portanto, é preciso que tenham banheiros com adequada instalação sanitária, vestiário, refeitório e alojamento, quando necessário.

A Locares Locação de Containers oferece módulos preparados para todos esses tipos de áreas de vivência, com todos os requisitos de acordo com a NR 18, para proporcionar total conforto e comodidade a seus funcionários. 


Medidas de segurança do trabalho

Toda a norma regulamentadora NR 18 dispõe sobre especificidades de segurança do trabalho, relacionadas ao canteiro de obras. Existem pontos sobre instalações elétricas, sinalizações, medidas de proteção contra quedas em altura, segurança em relação a máquinas e ferramentas, além da obrigatoriedade do uso de EPI.


Uso de Containers em Canteiros de Obras 

Sabia que você pode utilizar containers em seu canteiro de obras? De acordo com a NR 18, é possível colocar containers reutilizados do mercado de cargas marítimo como depósitos e almoxarifados, para armazenamento de materiais e ferramentas. 

No caso de áreas de vivência principalmente, é obrigatório que exista um laudo técnico, elaborado por profissional legalmente habilitado, que comprova a ausência de riscos químicos, biológicos e físicos (especificamente para radiações) com a identificação da empresa responsável pela adaptação.

Essas estruturas são muito úteis nesse tipo de ambiente justamente porque são temporárias e já projetadas para cada fim determinado. 

Por exemplo, no caso de depósitos, você obtém um espaço com iluminação, tomadas elétricas, prateleiras, além de ser uma estrutura segura e muito resistente a qualquer intempérie climática. 

Também é possível alugar containers para alojamento dormitório, refeitório, escritório, e, inclusive, banheiros sanitários completos, bem estruturados e higiênicos. 

A maior vantagem é que você garante a mobilização e desmobilização rápida no canteiro de obras e a Locares se responsabiliza pela entrega e retirada, além de todo o suporte para o locatário. 

Todos os módulos habitáveis da Locares Locação possuem laudo técnico de descontaminação, seguindo todas as conformidades da NR 18.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo de descontaminação de container | Saiba como é realizado

Container Almoxarifado | O que você precisa saber ao alugar essa estrutura

Aluguel de container | Como aproveitar a estrutura para um negócio temporário educacional