Locação de container | Áreas de vivência para colaboradores

 



Locação de container para áreas de vivência nos canteiros de obras é sinônimo de segurança e maior produtividade

São muitas as normas regulamentadoras capazes de promover saúde e maior segurança aos colaboradores, como a NR - 18 por exemplo e por isso todas as estruturas disponibilizadas pela Locares na locação de container atendem e cumprem todas as exigências.

Além de buscar a garantia da segurança dos trabalhadores, estabelecem regras para a humanização dos canteiros de obras e a locação de container é uma excelente alternativa, já que permite adaptar diversas áreas de vivência aos trabalhadores.  Veja a seguir as principais delas!

Principais áreas de vivência que são encontradas na locação de container

Container Alojamento

Manter trabalhadores alojados no canteiro de obras exige um controle acurado de acesso e circulação dos operários além do horário de trabalho. Apesar dos requisitos detalhados na NR-18, pode ser observado que a preocupação com as condições de higiene das áreas de vivência não pode ficar restritas ao ambiente da obra.

Portanto, além da locação do container alojamento é preciso providenciar outras estruturas, que veremos nesse post.

Container sanitário

A NR-18 que define as condições para implantação e funcionamento das áreas de vivência em alguns pontos exigem maior detalhamento, como a separação por gênero na locação de banheiro sanitário. Ou seja, apesar de definir que as instalações sanitárias deverão ser independentes para homens e mulheres, no seu dimensionamento estabelece a relação de uso de um conjunto de vaso sanitário, mictório e lavatório para cada grupo de 20 trabalhadores ou fração, deixando livre a decisão para aqueles que implantarão os canteiros quanto ao seu dimensionamento quando se tratar do sexo feminino.

A NR-18 estabelece ainda condições para instalações dos sanitários especificando as condições mínimas para a higiene e o conforto do trabalhador, como dimensões mínimas, ligação à rede de esgoto, condições dos revestimentos de piso e paredes.

Container vestiário

A instalação do container vestiário é obrigatória nos canteiros para que os trabalhadores que não residem na obra possam trocar de roupa. As dimensões e especificações para o seu funcionamento estão detalhadas na NR-18, entretanto, talvez esse seja o item que apresente maior fragilidade na clareza das informações e que permita maiores oportunidades no seu aprimoramento.

O primeiro ponto que deve ser avaliado com bastante cuidado diz respeito à localização, a norma estabelece que o vestiário deverá ser localizado próximo ao alojamento e/ou entrada da obra, sem ligação direta com o local destinado às refeições.

Entretanto, o que não deve deixar de ser considerado é que se o container vestiário não estiver bem localizado o trabalhador irá circular pelo canteiro de obras sem os EPI – Equipamentos de Proteção Individual, ampliando assim os riscos de acidentes.

Local pra refeições

Por fim, a NR-18 estabelece as condições para o funcionamento do refeitório, entretanto, não é suficientemente explícita ao estabelecer determinados critérios para o seu funcionamento, o que permite alguns questionamentos, qual a área necessária para a instalação de um refeitório? Qual a distância mínima entre mesas? Qual a dimensão adequada para a circulação dos trabalhadores? Se as mesas forem confeccionadas no canteiro de obras quais devem ser as dimensões ergonomicamente adequadas?

Alguns desses questionamentos podem ser respondidos através da NR-24, outros são ignorados, cabendo aos gestores da obra a decisão, muitas vezes completamente errônea. A condição usual da locação de container refeitório nos canteiros consiste na confecção na própria obra de mesas com bancos fixados.

A quantidade de trabalhadores que ocuparão essas mesas será variável com a necessidade, é muito comum que a análise seja feita pelo assento e não pelas condições de movimentação do trabalhador quando se alimenta, tampo da mesa. Também é usual que a área do refeitório seja utilizada como área para reuniões e treinamento dos colaboradores.

Empresa de locação de container

A Locares oferece as melhores soluções de containers para canteiros de obras, entre em contato para conhecer sobre a gama de estruturas encontradas no aluguel de container.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo de descontaminação de container | Saiba como é realizado

Container Almoxarifado | O que você precisa saber ao alugar essa estrutura

Aluguel de container | Como aproveitar a estrutura para um negócio temporário educacional