GERENCIAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS


GERENCIAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS



Desde a década de 90 as construtoras buscam um modelo de indústria seriado em seus canteiros de obras (CARDOSO, 1997). A questão é que esse acesso a novas tecnologias é restrito para poucas, pois o investimento é alto e exige elevados níveis de produção.
Comumente, percebe-se que os programas de qualidade, projetos das empresas em geral só contemplam o produto acabado, e não o processo executivo dentro do canteiro. Em última análise, podem-se identificar como principais problemas: falta de planejamento de médio e curto prazo; carência de equipamentos; falta de definições de espaços adequados à armazenagem de diferentes insumos e, consequentemente, sua deficiência com o transporte e, finalmente, falta de parcerias com os fornecedores. É imprescindível que haja, por parte da empresa, um movimento. De constante planejamento, conforme o ritmo alcançado.
Uma das principais preocupações das indústrias da Construção Civil é evitar a geração de resíduos e desperdícios, ampliando a margem de lucro da obra e minimizando os impactos ambientais. Outro desafio é cumprir à risca as normas regulamentadoras e exigências legais diminuindo as chances de receber multas ou notificações que comprometam o ritmo de execução e até mesmo a continuidade da obra. Para garantir a obediência aos requisitos legais, a redução de desperdícios, e, claro, a conquista de resultados positivos, uma das prioridades da construtora deve ser investir no planejamento do canteiro de obras, independente do porte da construção.
A organização de um canteiro de obras é uma das partes mais importantes do planejamento, resultando em projetos detalhados das locações e das áreas destinadas a instalações temporárias, que podem variar conforme a natureza do empreendimento.
A construção do canteiro de obras é um procedimento que antecede a execução da obra, variando conforme o tamanho do empreendimento a ser construído. Os componentes típicos de um canteiro são: escritórios, oficinas, estacionamento, almoxarifado, depósitos, centrais de concreto, pátios de manutenção e, no caso de materiais e equipamentos importados, áreas de estocagem. Um canteiro de obras bem planejado tem impacto significativo sobre os custos e a duração da obra.
Para a organização de um canteiro de obras, alguns princípios básicos devem ser observados.
Saber organizar a logística do canteiro de obras posicionando equipamentos, mão de obra e matéria-prima da maneira mais eficiente possível é fundamental para reduzir os fluxos, garantindo que os materiais cheguem às mãos certas com rapidez e no momento correto. O Layout do canteiro de obras é tão importante que deve ser a primeira coisa a ser pensada, antes mesmo da própria obra!
Layout nada mais é que a disposição física de pessoas, equipamentos e materiais de maneira mais eficiente possível, um mapa de trabalho preciso que possibilita reduzir ao mínimo os movimentos dos trabalhadores. Dessa forma, eles gastam o mínimo de tempo possível em deslocamentos para buscar materiais ou usar equipamentos (reduzindo seu nível de estafa e aumentando sua produtividade). Para que os equipamentos sejam menos expostos ao manuseio, logo, é possível reduzir as quedas, danos e desperdícios. Para que as máquinas e matérias-primas estejam sempre próximo aos profissionais, assegurando mais produção dentro de um mesmo período.


Vantagens de um bom layout do canteiro de obras:


·         Permite um fluxo de serviços e materiais de forma contínua;

·         Reduz transportes e movimentos, melhorando processos;

·         Reduz perdas e desperdícios de insumos;

·         Integra todos os elementos da obra;

·         Melhora e facilita as condições de trabalho;

·         Aumenta a produtividade;

·         Reduz o nível de cansaço dos trabalhadores;
      ·      Permite flexibilidade para atender as mudanças que possam ocorrer ao longo da obra


GERENCIAMENTO DE CANTEIRO DE OBRAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Laudo de descontaminação de container | Saiba como é realizado

Container Almoxarifado | O que você precisa saber ao alugar essa estrutura

Aluguel de container | Como aproveitar a estrutura para um negócio temporário educacional